EXPOSIÇÃO DE LUCIANA GÓMEZ EM ABRACADABRA POUSADA!

Luciana Gómez nasceu em Lanús, município de quase meio milhão de habitantes ao sul de Buenos Aires, na Argentina, respirando ares de um denso cotidiano urbano. 
Em meio a diversos tons de cinza advindos dos prédios e estradas principais que ligam Lanús ao pólo cultural portenho, esta jovem desenhista desenvolveu capacidades tanto esportivas quanto artísticas, sendo que esta última tomou as proporções de um projeto de vida.

A delicadeza do seu traço pontilhista revela, simultaneamente, uma robustez quase atlética no domínio de sua técnica mais utilizada e no contraste entre as cores e formas que compõem seus desenhos, a maioria feita com esferográficas. Luciana Gómez estudou e lecionou no IUNA (Instituto Universitário Nacional de Arte) em Buenos Aires, no famoso bairro La Boca. A jovem artista adentrou o mundo das artes com exposições iniciais as quais a levaram a receber alguns prêmios. Em paralelo aos estudos, Luciana Gómez era uma atleta de competição de triátlon cuja disciplina esculpiu também sua energia frenética para a produção de seus quadros.

Este período foi decisivo na escolha de sua carreira, a qual ganhou novos horizontes quando Luciana seguiu sua intuição de viver em terras brasileiras. Reside atualmente em Búzios, Rio de Janeiro, onde continua trabalhando e expondo suas obras em Museus e Galerias de Arte.

Entre 2016 e 2018 suas obras foram expostas em importantes galerias ao redor do mundo, podendo ser apreciadas em:  Le Carrousel du Louvre (Paris, França), Art & Design Gallery (Miami, EEUU), Art Expo New York (New York, EEUU), Merlino Bottega d´Arte (Florência, Itália), Art Porto Gallery (Porto, Portugal), Espai Marc Limós (Barcelona, Espanha), Rodyner Gallery (Cascais, Portugal), Museo Gasometer (Liechtenstein, Vaduz), Salon D´art Vaduzer-Saal (Suiça), Square Mall (São Paulo, Brasil), Individual na Anjos Art Gallery (Rio de Janeiro, Brasil), Bienal de Arte Contemporânea de Argentina (Buenos Aires, Argentina), Anjos Art Gallery (Rio de Janeiro, Brasil), Glen Arte (São Paulo, Brasil), TNT Galeria de Arte (Rio de Janeiro, Brasil) e agora em Abracadabra Pousada (Búzios, Rio de Janeiro).

Statement

Foi o Impulso e a curiosidade por descobrir o universo interior o que me levou a explorar a conexão que existe entre a natureza e o nosso próprio corpo. 

A necessidade por entender uma mudança e a metamorfoses pela que todos nós incondicionalmente passamos sempre.

Indago o caráter mutável e não permanente das coisas, o efêmero, o cotidiano, os corpos e os espaços.

Interesso-me na água, na terra, nos ciclos, nas rodas, na mente humana, nos sonhos e em todos os organismos e células que fazem parte do corpo. 

Geralmente acrescento números e frases inspiradas em músicas, poetas ou que simplesmente aparecem na minha mente então eu as incorporo á composição da obra.

A obra começa a aparecer com um esboço da silhueta ou rosto em lápis. Nos fundos geralmente coloridos, utilizo tinta acrílica, esmalte sintético ou apliques e texturas. Logo começo a desenhar usando caneta esferográfica com diferentes tamanhos de pontas, de forma espontânea e paulatina, criando traço a traço, cada trama, numa espécie de composição improvisada que através do desenho destes elementos gestuais dão volume aos corpos, criando um jogo visual de luzes e sombras e a ilusão de ótica, que ao ser observado de longe compreendemos uma figura, e ao vê-lo de perto percebemos um mundo.

 

Checkin

Checkout