RECEITA DE IOGURTE NATURAL CASEIRO

Hoje em dia, a maioria dos iogurtes de supermercado já vêm adoçados, o que acaba incentivando o consumo exagerado de açúcar. Já os iogurtes com sabor, eles têm suas frutas processadas e transformadas em polpa, o que acaba tirando o verdadeiro sabor, aroma e cor. Após, são acrescentados aditivos como aromatizantes e corantes. Por isso, nós acreditamos que não há nada mais saudável como uma fruta orgânica que acabou de sair do pé.

Por isso, separamos uma receita especial de iogurte natural caseiro para você desfrutar de um café da manhã mais saudável.
 

Ingredientes:

1 litro de leite integral fresco

1 iogurte natural feito de leite e fermento lácteo

8 colheres de sopa de leite em pó

O fermento lácteo é um conjunto de bactérias do bem que se alimentam da lactose, o açúcar natural do leite, e fazem a fermentação, que dá energia para elas. A fermentação é o que transforma o leite em iogurte, que é um alimento muito benéfico.
 

Modo de preparo:
Aqueça bem o leite até o ponto de fervura. Começou a subir, desligue o fogo. Coloque ele em um pote, de preferência com tampa. É importante aguardar o leite esfriar até uma temperatura morna. Não pode estar gelado.

Bata o leite morno em uma batedeira até chegar a uma consistência de uma espuma.

Acrescente o leite em pó e bata novamente por 3 minutos.

Adicione o iogurte natural e bata mais uma vez por 3 minutos.

Tampe o pote e o cubra com um pano para abafar. Deixe-o descansar em um lugar protegido, de preferência dentro do fogão, por pelo menos 8 horas.

Se após o tempo de espera o iogurte ficou firme, é sinal de que as bactérias lácteas tinham o ambiente ideal para realizar a fermentação, fazendo uma multiplicação do iogurte que estava pronto.


Sugestões de consumo e dicas
Com frutas do jardim, granola caseira, mel orgânico, aveia, linhaça e diversas outras misturas. Uma sugestão é iniciar a receita do iogurte no final do dia. Assim você prepara tudo e ele descansa durante a noite. De manhã, ele já estará pronto.

O iogurte natural tem validade de 3 dias e precisa ser refrigerado. Se gostar, você ainda pode colocar o iogurte natural no freezer pra fazer frozen yogurt.

Reserve uma pequena quantidade e você pode fazer uma nova receita. Apenas repita o processo, usando seu iogurte caseiro.

RELACIONADOS

Checkin

Checkout